[ TRILHA GESTÃO
DE OPERAÇÕES
PÓS-PANDEMIA ]

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

O FUTURO ESTÁ LOGO AÍ!

Uma trilha completa para te preparar para o futuro do mercado em Gestão de Operações. Faça de 01 a 05 cursos, gratuitamente, de acordo com sua necessidade atual.

Os melhores professores da Politécnica da USP e convidados, trazem uma reflexão de como a pandemia afetou a área e temas que não podem faltar na sua qualificação.

Cursos gratuitos

Professores renomados da Vanzolini e da POLI-USP

Certificado Fundação Vanzolini

Comunidade exclusiva para networking e "tira-dúvidas" para os alunos

Master Class com especialistas

Uma jornada completa com os conhecimentos mais desejados do mercado para você se preparar para o futuro da Gestão de Operações.

0
aulas
0
horas (total)

100% Online.
Aulas Gravadas.

Certificação Fundação Vanzolini

Gestão de Projetos Ágeis

O curso Gestão de Projetos Ágeis faz uma reflexão de como a pandemia afetou a Gestão Ágil de Projetos (GAP) e faz algumas prospecções do que tende a ser incorporado no período pós-pandemia, ou seja, o novo normal.

o curso está dividido em

Aula 1: Abordagens de gestão de projetos e os efeitos da pandemia.

Aula 2: As equipes ágeis e dinâmicas para manter a interação e a colaboração em ambientes remotos.

Aula 3: Processos & Práticas na gestão ágil de projetos (GAP) e as atividades remotas.


Aula 4: Recomendações para a transição para o novo normal, estratégias para o período pós-pandêmico.

você irá aprender

1. Diferentes abordagens de Gestão de Projetos – preditivas e adaptativas, e reflexão sobre o efeito da pandemia.
2. Equipe ágil e seus papéis, explorando como as atividades remotas impactaram a dinâmica das equipes.
3. Processos & Práticas Ágeis e como eles foram transpostos para atividades síncronas e assíncronas de trabalho.
4. Aprendizados que puderam ser absorvidos das equipes distribuídas e virtuais nessa transição rápida da pandemia, em especial o quanto ficará de legado para o novo normal e o quanto poderemos resgatar dos ambientes colocalizados projetados para a colaboração.

docente

Prof. Dra. Marly Monteiro de Carvalho

É professora titular da Escola Politécnica da USP, atuando na graduação e pós graduação do Departamento de Engenharia de Produção, desde 1992.
Coordena o Laboratório de Gestão de Projetos (LGP) e o grupo de pesquisa de Qualidade e Engenharia do Produto (QEP), onde desenvolve projetos de pesquisa, com apoio de órgãos de fomento. Coordena o curso de Especialização em Gestão de Projetos da USP e Fundação Vanzolini
(CEGP/FCAV). Autora de 12 livros publicados no Brasil e nos Estados Unidos e de diversos artigos em periódicos relevantes. Participa do conselho da cátedra de gestão de projetos aeroespaciais da Universidade de Quebec em Trois Riviere, Canadá. Possui livre docência pela Escola Politécnica da USP e pós doutoramento em Engenharia Gestional pelo Politécnico de Milão (Itália).

Inovação e Empreendedorismo

O curso Inovação e Empreendedorismo tem como objetivo apresentar o papel do empreendedorismo e da inovação frente ao cenário de mudanças trazidas pela pandemia, atentando-se especialmente aos efeitos da digitalização, dos modelos de negócios disruptivos e da necessidade de adaptação de empresas estabelecidas.

o curso está dividido em

Aula 1: Pandemia, digitalização e adaptação de empresas.

Aula 2: Fundamentos teóricos: transformação digital, inovação disruptiva e ecossistemas de empreendedorismo.

Aula 3: Casos de sucesso e de fracasso na adaptação ao digital.

Aula 4: Cenários futuros – como navegar pelo ambiente de startups e continuar
inovando?

você irá aprender

1.Definições teóricas de transformação digital, inovação disruptiva e ecossistemas de empreendedorismo.
2. Boas práticas na transformação digital: intraempreendedorismo, aquisições e programas de relacionamento com startups.
3. Como evitar as “inovações silenciosas” que reinventam mercados.

docentes

Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski

É diretor da área de Gestão de Tecnologias em Educação. Mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante, com bolsas Fulbright e BID/USP no RPI Center for Science and Technology Policy (EUA). Foi diretor superintendente do IPT e presidiu a Associação Brasileira de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. É professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; professor associado da Escola Politécnica; coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica; e Vice-Diretor do Instituto de Estudos Avançados.

Prof. Dr. Artur Vilas Boas

Sou profundamente apaixonado por transformar as tecnologias e talentos das universidades em negócios de alto crescimento. Ph.D. pela Universidade de São Paulo. Coordenador de AWC – um programa de investimento de estágio zero livre de capital projetado para criar oportunidades para alunos de graduação STEM em universidades de nível sênior criarem suas próprias startups com seu trabalho de projeto final (+100 projetos financiados em 4 anos). Responsável pelos cursos iniciais da Universidade de São Paulo no Coursera (+50.000 alunos matriculados). Além disso, minha pesquisa gira em torno de como criar novos modelos de educação para o empreendedorismo em universidades, sendo realizadas imersões no MIT, Stanford e Tsinghua University. Um dos meus artigos recentes nesta pesquisa foi o “Construindo construtores: educação para o empreendedorismo de uma perspectiva de ecossistema no MIT”.

Tecnologias Exponenciais para a Indústria 4.0

O curso reúne um conjunto dos principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0, apresentando casos práticos e aplicações reais. É parte importante do curso a relação do tema com a pandemia da Covid-19 e as observações acerca do que é esperado para o cenário pós-pandêmico.

o curso está dividido em

Aula 1: Introdução
Falar sobre os problemas que as empresas enfrentam, relacionando-os ao tema da Indústria 4.0, e, em especial, as questões relacionadas à pandemia.

Aula 2: Fundamentos da Indústria 4.0
Explicação sobre os fundamentos da Indústria 4.0 e as diferentes iniciativas espalhadas pelo globo. Abordagem dos pontos em comum: integração e tecnologias habilitadoras, como IoT, Cloud Computing, Inteligência Artificial e Realidade aumentada.

Aula 3: Aplicação e cases de sucesso
Explicação sobre as possíveis aplicações de tecnologia e serviços para a Indústria 4.0 e apresentação de casos de sucesso, incluindo um exemplo de mudança de modelo de negócio.

Aula 4: Cenário e desafios pós-pandemia
Apresentação do cenário pandêmico e suas consequências, bem como os desafios a serem enfrentados para a manutenção e, até mesmo, ampliação das atividades industriais.

você irá aprender

1. Participar de iniciativas de Indústria 4.0 em suas empresas.
2. Descobrir terminologias das múltiplas disciplinas envolvidas com o tema.
3. Avaliar oportunidades de adoção tecnológica.

docentes

Prof. Me. Carlos Eduardo Gurgel Paiola

É mestre em Engenharia de Automação e Controle e graduado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência em projetos de integração de sistemas e atua com softwares líderes de mercado para automação e gestão industrial. É autor de artigos sobre gestão de operações, supervisão e controle e normas ISA (The International Society of Automation) em revistas e congressos técnicos e científicos. É sócio e diretor da área comercial da Aquarius Software. É também diretor da ISA São Paulo Section e fundador da seção estudantil Poli/USP.

Prof. Me. Ricardo Caruso Vieira

É mestre em gestão de operações pela FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – e Engenheiro de Automação e Controle pela Poli/USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Trabalha com sistemas de otimização e gestão industrial há 12 anos em aplicações de diversos segmentos industriais. É autor de artigos sobre gestão de operações, inteligência artificial e manufatura avançada em revistas e congressos técnicos e científicos. É sócio e diretor da área técnica da Aquarius Software.

Supply Chain Management

No cenário atual, existem cada vez mais demandas por serviços especializados e disponibilidade de produtos no formato “quando queremos”, “onde queremos”, “na quantidade que queremos” e “com as características que queremos”.

Toda essa complexidade reflete diretamente em aspectos relacionados ao conceito de Supply Chain Management ou Gestão da Cadeia de Suprimentos. Adicionado tamanha complexidade, temos o ambiente único resultante da pandemia da Covid-19.

A proposta deste curso é discutir ações, artigos e boas práticas das empresas, bem como alguns fundamentos básicos para compreensão e implementação destas técnicas.

Antecipação é uma palavra-chave para os profissionais interessados em Gestão da Cadeia de Suprimentos e certamente este material poderá ser o ponto de partida para que sua empresa aprenda com ações do passado, crie reflexões significativas, proteja-se e crie resiliência para todos os elos de sua cadeia de suprimentos.

o curso está dividido em

Aula 01: Contextualização.

Aula 02: Fundamentos sobre o tema.

Aula 03: Aplicações e cases.

Aula 04: Cenários e desafios pós-pandemia.

você irá aprender

1. Boas práticas.
2. Conceitos básicos de gestão de demanda e estoques.
3. Estratégia e construção de cenários.
4. Uma importante ferramenta preditiva que, embora seja qualitativa e fortemente dependente da experiência de seus formuladores, pode entregar excelentes reflexões e antecipações aos problemas ainda por vir.

docente

Prof. Dr. Daniel de Oliveira Mota

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), mestrado em Engenharia Industrial e de Sistemas – North Carolina A&T State University (2009) e doutorado em Engenharia Naval – Universidade de São Paulo (2016). Foi pesquisador em tempo integral no CILIP USP (Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária – USP). Ex-aluno do SCALE-2014 realizado no departamento de transporte do Massachusetts Institute Of Technology. Atualmente, é professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em modelagem de sistemas (determinísticos e estocásticos).

Abordagem e Métodos para Qualidade

O curso tem como objetivo inicial, apresentar a evolução do conceito da qualidade ao longo dos últimos 70 anos, diferenciando as diversas abordagens da qualidade no contexto da manufatura, de serviços e de projetos. Em seguida, expõe as diferenças e as semelhanças entre o TQC (Total Quality Control) americano e o TQC japonês, buscando contextualizar a importância da adequação à cultura local para o sucesso da implantação dos métodos e ferramentas da qualidade. Apresenta as metodologias para melhoria de processos aplicadas no Kaizen (melhoria continuada) e no seis sigma.

o curso está dividido em

Aula 1: Qualidade – Conceito e Evolução.

Aula 2: Clientes – Como eles nos avaliam.

Aula 3 e 4: Modelos Japoneses vs Modelos Americanos.

Aula 5: Gestão da Qualidade Pós-pandemia e Considerações Finais.

você irá aprender

1. A evolução do conceito de qualidade.
2. As dimensões da Qualidade na Manufatura e em Serviços.
3. Conceito de qualidade em projetos.
4. O TQC (Total Quality Control) americano de Armand V. Feigenbaum.
5. O TQC japonês de Kaoru Ishikawa.
6. A influência da cultura (americana ou japonesa) nas abordagens e métodos da Qualidade.
7. A importância da adoção de uma metodologia de melhoria da qualidade.
8. Os ciclos PDCA e SDCA – a base do Kaizen (melhoria continuada) e do Gerenciamento da Rotina.
9. A integração entre PDCA/SDCA, MASP e Gerenciamento da Rotina.
10. Seis Sigma – o método de melhoria de processos proposto pela Motorola.
11.Características e estrutura do Seis Sigma.
12.O DMAIC e a aplicação das ferramentas da qualidade.
13. A relação entre Gestão da Qualidade e Pós-pandemia.

docente

Prof. Dr. Fernando Tobal Berssaneti

Engenheiro de Produção, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). É professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI-USP).
Membro do Grupo de Pesquisa em Qualidade e Projeto do Produto do Departamento de Engenharia de Produção (POLI-USP). Coordenador dos Cursos de Capacitação em Gerenciamento de Projetos da Fundação Vanzolini.
Professor de cursos de Especialização da POLI-USP. Realiza projetos de consultoria nas seguintes áreas:
1) Gerenciamento da Qualidade;
2) Gerenciamento de Projetos;
3) Gerenciamento por Processos;
4) Gerenciamento de Portfólio de Projetos;
5) Indicadores de Produtividade;
6) Acordos de Nível de Serviço;
7) Inovação e Sustentabilidade.

EM PARCERIA COM

A FUNDAÇÃO VANZOLINI

A Fundação Vanzolini é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP), para melhorar a efetividade do processo de desenvolvimento sustentável do Brasil.

Há mais de 50 anos, a Fundação desenvolve, aplica e dissemina novos conhecimentos da Engenharia no cotidiano de pessoas, empresas, instituições e governos, contribuindo na resolução de problemas econômicos, ambientais, técnicos e sociais no Brasil e no exterior.

Atuamos na educação, oferecendo programas de formação e desenvolvimento de pessoas e equipes por meio de cursos de curta, média e longa duração. Sendo os cursos de longa duração (MBA e especialização) em convênio com a Escola Politécnica da USP (POLI-USP). Por meio dos nossos serviços, queremos melhorar a eficácia do processo de desenvolvimento sustentável do país, incorporando uma abordagem sistêmica, integrada e eficiente de gestão de recursos junto a empresas e instituições.

PERGUNTAS FREQUENTES

Os cursos são totalmente gratuitos?
Sim, 100% gratuitos.

Tem certificado?
Sim. O(a) aluno(a) que desenvolver toda a jornada, terá 06 certificados, sendo 01 para cada curso e 01 pela trilha completa. Caso o(a) aluno(a) queira desenvolver somente cursos específicos dentro da trilha, receberá certificado pelos cursos concluídos (com devido aproveitamento).

Posso fazer apenas um curso?
O(a) aluno(a) poderá desenvolver de 01 até 05 cursos, de acordo com sua necessidade.

Quanto tempo terei para concluir os cursos?
60 dias após o recebimento dos dados de acesso.

Posso convidar mais pessoas?
Sim, fique à vontade para convidar mais pessoas para se juntar a você! Vamos espalhar essa oportunidade. As vagas são limitadas.