Data Analytics

Capacitação | 108h
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A evolução da sua carreira em dados começa aqui.

Com o crescimento da cultura Data Driven, a grande maioria das empresas está guiando suas decisões por meio da análise dos dados. Seja para acompanhar o comportamento dos clientes em um site, comparar o desempenho dos negócios ou até mesmo medir a produtividade dos seus colaboradores. 

Tudo o que fazemos gera dados e desses dados podemos tirar insights para a otimização das estratégias em organizações.

É por isso que o profissional de dados tem sido tão valorizado e procurado no mercado. De acordo com o site Olhar Digital, “o mercado para quem atua com Data Analytics deve crescer 19% até 2024, ritmo bem maior em comparação a outras áreas do conhecimento humano.”

OBJETIVO

Capacitar profissionais que planejam trabalhar como Analista de Dados para que possam:

  • Ler e analisar dados, além de tomar as melhores decisões com eficiência
  • Dominar ferramentas de dados como Tableau
  • Estruturar e manipular dados com SQL
  • Modelar banco de dados
  • Visualizar Dados em Análises Exploratórias
  • Aplicar conceitos fundamentais de Machine Learning
  • Usar técnicas estatísticas multivariadas
  • Manipular, estruturar e arquitetar dados demandados no mercado
  • Realizar Visualização de Dados, Análise Exploratória e aplicação prática com projetos exclusivos
  • Aprimorar soft skills ao longo do curso, como trabalhar em equipe e aprimorar a capacidade de construir visões analíticas.
DOCENTES

paulo seixas

  • CEO e sócio fundador da UNI1500, empresa de formação de profissionais de dados; da P83, empresa de software de adequação e gestão da LGPD e Segurança de Dados; e da Fifteen Hundred, empresa especializada em Transformação Analítica e formação de Cientistas de Dados.
  • Diretor de Negócios para a Europa da CI&T, Diretor de Negócios SAP/BI, Diretor BI e Consultoria.
  • CEO e sócio fundador da BI-One, empresa especializada em BI e formação de consultores.
  • Idealizador e coordenador dos MBAs Inovação em Gestão; Lean IT na FGV-SP; do MBA interno para a Coca-Cola Latam de Inovação em TI e do curso Analytics como Vantagem Competitiva na Fundação Vanzolini.

João Turrioni

  • Engenheiro de Mecânico pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
  • Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela EPUSP.
  • Pós-doutorado na Universidade do Texas em Austin – EUA.
  • Professor do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP.
  • Professor aposentado no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá.
  • Autor do livro: ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade para operações de Produção e Serviços – Editora Atlas.
  • Especialista em Lean Seis Sigma, tanto em serviços como manufatura, tendo sido treinado pela General Electric do Brasil.
  • Membro da Academia Brasileira da Qualidade.

Marina Barreto Passos

  • Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Atuação em Business Intelligence e análise de dados
  • Trabalhou na Motorola
  • Business Analyst na XP Investimentos
  • Tem experiência com SQL, Python e ferramentas de visualização de dados como Qlik Sense e Power BI

Jacira Silva

  • Graduada em ciências biológicas, matemática e direito.
  • Mestre em Direito Processual. Juíza de direito aposentada. Advogada.
  • Especialista em direito empresarial, particularmente em segurança de dados. Autora do livro: Criminalidade: Educar ou punir (Edições CPDoc). Autora de artigos sobre as relações entre filosofia, direito e cidadania. Concedeu entrevistas a jornais, rádio e TV, relacionadas à justiça, à criminalidade e à humanização de unidades prisionais.
  • Recebeu os seguintes títulos: “Cidadã Biriguiense” em 2002, Juíza “Destaque do ano” de 2004, pela SAP – Secretaria de Administração Penitenciária – Governo do Estado de São Paulo, “Autoridade destaque”, pela Câmara Municipal de Bragança Paulista em 2009, Prêmio Excelência Mulher em 2018, pela CIESP.

Carlos Bernardo

  • Empresário e Consultor de Tecnologia da Informação, com formação em engenharia e vivência na gestão de áreas técnicas e de grandes projetos.
  • Especialista em Infraestrutura e Segurança da Informação.
  • Conhecimentos e experiência no desenvolvimento e implantação de soluções de hardware, software, sistemas distribuídos, infraestrutura de TI, ambiente internet, segurança da informação, gerenciamento de riscos tecnológicos, computação forense e marketing digital.

Sandro Sinhorigno

  • Responsável pela área de controle e gestão de riscos na Ame Digital. Possui experiência de mais de 20 anos atuando na área financeira, com carreira desenvolvida nas áreas de finanças, produtos, crédito, tecnologia, marketing e riscos.
  • Professor convidado na FGV-SP nas disciplinas de modelagem de risco de crédito e ciência de dados.
  • Graduado em Matemática Aplicada pela Unicamp
  • Mestrado em Modelagem
  • Matemática em Finanças pela USP e MBA em Economia de Empresas pela Université Grenoble Alpes.

Fabiano Yasuda

  • Executivo no mercado de data analytics há 15 anos, com vivência em grandes instituições na adoção da cultura data-driven.
  • Mestre em economia e finanças pelo Insper.
    Graduado em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP.
  • Head de produtos na B3, com o foco de monetização de dados em diversos segmentos, é responsável pela estratégia de novos produtos de dados da companhia e também parcerias e alianças de negócios de dados.
  • Foi responsável por diversas iniciativas de dados e analytics no Itaú-Unibanco no comando de uma das lideranças da área de modelagem e métodos quantitativos desta instituição

PROGRAMA DATA ANALYTICS

Módulo 1 – Data-driven Thinking

  • Fundamentos da tomada de decisões orientada por dados.
  • Dilemas culturais na aplicação ‘data driven thinking’.
  • Aplicações práticas.
  • Custos versus benefícios, riscos e recompensas.
  • Insights e oportunidades.
  • Habilidades práticas em dados.

Módulo 2 – Estatística

  • Amostragem.
  • Estatística Descritiva.
  • Distribuições.
  • Probabilidade.
  • Variância.
  • Correlação.

Módulo 3 – Python

  • Fundamentos do Python.
  • Instalação, sintaxe, funções, módulos, pacotes e virtualenv.
  • Manipulação, limpeza e tratamento de dados.
  • Uso de bibliotecas (principalmente numpy e pandas) de visualização de dados.
  • Desenvolvimento de funções próprias em Python.

 

Módulo 4 – Estrutura e Arquitetura de Dados com SQL

  • Introdução ao SQL: fundamentos da consulta de tabelas em banco de dados relacionais (PostgreSQL/MySQL).
  • Join em SQL: junte duas ou três tabelas em uma, combine tabelas usando a teoria dos conjuntos e trabalhe com subconsultas no PostgreSQL.
  • SQL intermediário: domine as consultas SQL complexas necessárias para responder uma ampla variedade de perguntas sobre ciência de dados e prepare conjuntos de dados robustos para análise no PostgreSQL.

Módulo 5 – Linguagem R – 12 horas

  • Módulo Introdutório de R.
  • Fatores, listas e quadros de dados.
  • Linguagem R para análise de dados.

     

Módulo 6 – Visualização de Dados com Tableau

  • Introdução à navegação no Tableau.
  • Principais funções do software para análise dos dados.
  • Análise e visualização dos dados com Tableau.
  • Criação de painéis de dados e relatórios.

Módulo 7 – Análise exploratória de dados com Tableau

  • Técnicas exploratórias para dados.
  • Análise exploratória de hipóteses.
  • Sistemas de plotagem em R.
  • Princípios básicos da construção de gráficos de dados.
  • Técnicas estatísticas multivariadas para visualização de dados em alta dimensão.

     

Módulo 9 – LGPD – 09 horas

  • Proteção legal da privacidade.
  • Tratamento de dados pessoais.
  • Implementação da LGPD na área de dados.

Módulo 10 – Projeto Final – 12 horas

  • Desenvolvimento de projeto prático, aplicando todo conteúdo ministrado durante o curso.
Certificado Vanzolini

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